sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

É p'ra meninos! (É então isto para crianças? Parte II)

É P'RA MENINOS. E meninas. E alguns senhores e algumas senhoras. Os que ainda não apagaram a luz da infância. Em suma: é p'ra supernovos. 

O primeiro dia do colóquio É ENTÃO ISTO PARA CRIANÇAS? (9 e 10 de Fevereiro, Fundação Calouste Gulbenkian) termina com o espectáculo É P'RA MENINOS. 

Para subir a um palco improvável da Gulbenkian, chamámos os supermaravilhosos Manuela Azevedo, Hélder Gonçalves, B Fachada e André da Loba. E eles vão cumprir o que prometem (para não ficarem de castigo):

No final de 2010, B Fachada edita o álbum É p’ra meninos. Poucos meses depois, os Clã lançam Disco Voador, canções para os supernovos. Neste concerto, estes dois projectos cruzam-se e partilham as suas experiências, dúvidas e inspirações ao se lançarem na aventura de fazer música para crianças. Às canções juntam-se ainda os "coros" dos objectos do ilustrador André da Loba.

Na manhã seguinte, a de 10 de Fevereiro, Manuela Azevedo e B Fachada participarão na mesa "É então isto uma canção?".

Até lá, vou-me entretendo com alguns dos sons, das imagens e das palavras que estes quatro supermaravilhosos gostam de partilhar com meninos e meninas, senhores e senhoras:


. a Manuela Azevedo gosta de partilhar o álbum Canções de Brincar, da Palavra Cantada;

. o B Fachada gosta de partilhar A Cigarra e a Formiga, de La Fontaine, e Os Três Porquinhos, de Walt Disney;

. o André da Loba gosta de partilhar o Codex Seraphinianus, de Luigi Serafini;

. e o Hélder Gonçalves gosta de partilhar os três álbuns de Soothing Sounds for Baby, projecto de música electrónica do americano Raymond Scott.

Para ouvir aqui, na íntegra, o volume I, de 1962. PIM!




Sem comentários:

Enviar um comentário