terça-feira, 29 de abril de 2014

Amigo carteiro: quatro homens feitos de tinta e papel e um macaco feito fato.

Amigo carteiro,

Bem sei que és apenas o mensageiro, e não me esquecendo eu dos dias em que nos entregas notificações das Finanças e multas da EMEL, outros há em que compensas tudo: fazes-nos felizes quando nos trazes coisas bonitas. 

Um abraço grato para ti, que, por nos servires com tanto esmero 
logo ao raiar do dia, conheces já de cor as cores dos nossos pijamas,

I.


Chegaram hoje cá a casa quatro homens feitos de tinta e papel e um macaco feito fato.

Primeiro (contrariando a teoria da evolução), os homens. São eles: Salgueiro Maia, Aníbal Milhais, Fernando Pessoa e Almada Negreiros - gente real. Ou O Homem do Tanque da Liberdade, Um Herói Chamado Milhões, O Menino que Era Muitos Poetas e um homem que "nasceu grande/ numa ilha muito pequena", um homem "com tanto talento para tudo" que merece um viva - gente assim descrita e chamada por José Jorge Letria. Ou António Jorge Gonçalves, Nuno Saraiva, João Fazenda e Tiago Albuquerque - gente que desenhou a gente real e a colocou nesse território instável que se situa algures entre a memória e a imaginação. O menino Fernando, por exemplo, nunca se mostrou em público tão elegante. Já o defendi aqui: que Pessoa tão chique! 




Eis os primeiros títulos da colecção Grandes Vidas Portuguesas, uma parceria da INCM com o Pato Lógico, casa sobre a qual tanto tenho falado. E como não? Num blogue dedicado às criações para a infância cabem as vezes que forem necessárias e merecidas as editoras que compreendem o que é na sua essência a literatura infanto-juvenil. E que criam livros que são também objectos valiosos.




Tendo este blogue roubado o título ao sonoro PIM! do Manifesto Anti-Dantas, de Almada, é justo que me detenha nesse volume e lhe preste homenagem, espreitando-lhe a vida em verso que José Jorge Letria aqui lhe dá e os tons de laranja e preto com que Tiago Albuquerque aqui lhe contorna o rosto, o corpo, os jeitos, as obras e as manias. 

Ouçam bem:




E agora observem:




Eu olho para este Almada e vejo, com a nitidez com que o guerreiro consentiu que o olhassem, o "poeta d'Orpheu, futurista e tudo"; encontro nele o génio que seria capaz de elogiar Amadeo, insultar Dantas e atingir Portugal com a bala certeira e irónica das palavras: "O Povo completo será aquele que tiver reunido no seu máximo todas as qualidades e todos os defeitos. Coragem, Portugueses, só vos faltam as qualidades." PIM!


Mas nem só de palavras e desenhos se vive cá em casa. Somos vaidosos. Como Almada, aliás. Prestamos-lhe, pois, mais uma justa homenagem com um fato-macaco (ou overall, diriam os modernistas...), bem ao seu gosto. 



Jardineiras da Phister & Philina, marca dinamarquesa da Pure Kids que desde 2004 
anda a fazer as crianças nórdicas mais felizes e bonitas. Não há melhor sítio para 
comprar roupa da Phister & Philina do que o Boozt, sempre com descontos e promoções.

(Cabide Zara Home Kids)




É para o M., claro, o overall. Tão bonito quanto prático: sabem pais e mães de crianças que ainda usam fraldas e que já foram obrigados a despir por completo os filhos em espaços públicos cheios de correntes de ar que nem sempre os fatos-macaco e as jardineiras têm botões na zona interior das pernas. Este cumpre todas as regras da boa e salutar frequência de estabelecimentos públicos. PIM!

Sem comentários:

Enviar um comentário