quarta-feira, 30 de abril de 2014

IndieJúnior

O IndieJúnior entrou na pré-adolescência. São 10 anos celebrados com uma campanha da Leo Burnett Lisboa que inclui este cartaz desenhado por Zé Gouveia:




O mote, um elogio à imaginação e à criatividade, mas também ao espanto - "As crianças não são previsíveis. Por que razão os filmes infantis têm de ser?" -, sintetiza aquilo que já sabemos (ou devíamos saber) e que, no entanto, tanta gente esquece. Nomeadamente quem cria objectos audiovisuais para a infância. Às vezes, ligo a televisão nos canais infantis e percebo por que motivo não deixo ainda o M. ver TV. Eu, que aprendi a consumir desenfreadamente desenhos animados ao colo do meu Avô. Era um dos nossos vícios - tão nobre quanto o dos chocolates e o da poesia.

Sopraram-se as velas da primeira década do IndieJúnior no fim-de-semana passado. Mas, até 4 de Maio, ainda há filmes para ver. Se o M. já tivesse idade para ir ao cinema, gostava de o levar a várias sessões. Vamos espreitando uma ou outra no computador. Começa a ver com muita atenção, tece os seus comentários no seu melhor "manelês" e depois distrai-se com os objectos que ocupam a minha secretária: já trincou o teclado, falou ao telefone com o rato, roeu lápis e canetas, guardou afias nos bolsos, comeu papel... Fui antecipando outros desastres. Afinal, as crianças até têm o seu grau de previsibilidade. Pelo menos, perante crianças ligeiramente mais velhas.

E o que esta criança ligeiramente mais velha queria mesmo era fechar-se amanhã, feriado, nas salas por onde andam a circular os filmes do IndieJúnior. (Um dia, hei-de vingar-me desta privação de cinema a que estou sujeita há mais ou menos um ano e meio). Não podendo, deixo aqui os links para alguns segundos de alguns dos filmes que queria muito ver nos próximos dias (não sei por que motivo não consigo partilhar directamente os vídeos neste post...).

Dia 1, às 16h, na Culturgest; dia 4, às 11h, no Cinema City Campo Pequeno, e às 16h30 no S. Jorge.

Dia 1, às 16h, no Culturgest; dia 4, às 11h, no CInema City Campo Pequeno.

. A Tocar Piano, de Yi-Chien Chen
Dia 1, às 11h, no Cinema City Campo Pequeno, e às 15h no S. Jorge; dia 3, às 16h, na Culturgest.

Dia 4, às 16h, na Culturgest.
Dia 4, às 17h, no Cinema City Campo Pequeno.


O M. tem dado umas gargalhadas e tem dançado com os gatos de Talento Escondido, de Miran Miosic (dia 1, às 11h, no Cinema City Campo Pequeno, e às 15h no S. Jorge; dia 3, às 16h, na Culturgest).

Está tudo aqui

Nós vamos continuar em casa a puxar caracóis. 




T-shirt Kids Case comprada na Orfeo
Calças Indikidual compradas na Loja Dada


Ou então no jardim, ao sol, a dar pão aos patos. PIM!


Sem comentários:

Enviar um comentário