quinta-feira, 10 de julho de 2014

O que é preciso?

O que é preciso? é o título de um livro editado entre nós pela Kalandraka e criado pelos italianos Gianni Rodari (Prémio Andersen em 1970) e Silvia Bonanni.




Lembrei-me dele quando, no momento em que decidi que eu e o P. íamos organizar todo o baptizado do M., me senti enrolada nas teias do raciocínio proposto pelo livro: para fazeres isto, precisas daquilo. 





Ora, entre outras coisas, as habituais num baptizado, nós precisávamos - e precisamos - de organizar uma festa para a família. Influenciada pelos livros, pensei que fosse simples. Mais ou menos assim:





Uma flor bastaria, julgava eu. Mas não: às flores juntaram-se os bichos, um incrível jardim zoológico de papel. Ou melhor, uma incrível quintinha de papel que também acolhe animais selvagens. Juntaram-se depois as tais coisas habituais num baptizado. E juntaram-se as brincadeiras. E os balões. E mais os bolos. E os mimos para as crianças. O que significa que, neste momento, olho à minha volta e vejo a casa ocupada por mais coisas do que por apenas uma flor. "A flor deveria bastar", penso, enquanto confiro a lista e me desvio dos bichos espalhados pelo chão da casa. Temos, por exemplo, à nossa volta isto:



Vela Casa do Loreto. Concha Ourivesaria Baptista.
Bloco PiqPoq.




Queria um bloco onde a família pudesse escrever qualquer coisa 
para o M. e onde os miúdos pudessem fazer desenhos, rabiscos, 
o que lhes apetecesse... Encontrei este, perfeito, da PiqPoq.



Temos também isto, para as mesas:


Pratos, vasos, plantas e garrafas de vidro IKEA.
Bonecos de papel Mibo. Palhinhas My Little Day.


E isto, que ainda vai ter que ser montado:


Pompons brancos e amarelos My Little Day.


Tal como os balões, que vamos ter que encher e pendurar:


Balões gigantes e normais, bomba para os encher e
fita My Little Day. Pesos para balões Toot Sweet.


Temos ainda estas tatuagens para as crianças, que vão também receber bolachas feitas pela Margarida Abecassis, da Have Some Sugar, a quem encomendei o bolo e os popcakes.


Tatuagens Wee Gallery.


Temos, então, tudo isto espalhado pela casa. E temos pouco juízo. Sábado teremos ainda menos (juízo) e ainda mais (coisas). E teremos sempre a flor. Que cá em casa também significa família. 




Sabemos que sem a flor nada faremos. PIM!

Sem comentários:

Enviar um comentário