segunda-feira, 21 de julho de 2014

PIM PAM PUM

A manhã passada na fisioterapia. A maca com um buraco no lugar da cara. A cara enfiada no buraco da maca. Os fios ligados às costas, ligados à máquina. As costas ligadas à máquina. Fitar o chão azul com pequenas pintas brancas e pretas. Fitar o chão azul e tentar imaginar um pequeno elefante. O pequeno elefante fita o rosto enfiado no buraco da maca. O pequeno elefante assusta-se, foge, some-se. Insistir no chão azul, perder o elefante, a imagem do elefante, a imaginação. Ser apanhada na curva - e, no entanto, sempre a direito - pelo real, ficar uma hora, assustada, sem poder fugir, sem poder sumir-se. Uma hora a pensar nas propostas da Comissão de Reforma do IRS. Os fios ligados às costas, ligados à máquina. As costas ligadas à máquina. 

Os filhos vão "valer" 0,3 no apuramento do rendimento coletável, mas o seu peso e número nunca poderá resultar numa redução do rendimento superior a 1500 euros (este é o valor de referência do trabalho da Comissão ainda que se admita que possa ir até aos 2 mil euros). Esta poupança será mais rapidamente atingida por quem tem rendimentos mais altos e que poderão até não conseguir "descontar" todos os dependentes no IRS. Em termos de valor de imposto, a Comissão estima que uma família com 4 filhos possa reduzi-lo em 246 euros e em 362 euros se tiver 8 dependentes.

Manuel, meu filho, lamento, mas segundo estes senhores não serves para grande coisa. Ou será que serves para que a minha factura não suba 46 euros? Será que vales 0,3? É isso? Não percebo bem, não tive tempo para ler tudo, fiquei inquieta e pus-me a ligar ao teu pai. O teu pai não atende, tenho que insistir, pedir-lhe para vir para casa. Temos 7 filhos para fazer. Oh... Não digas isso, não reajas assim. Como podes não estar contente? Como "onde vão dormir"? Como "pouca atenção"? Não, não te preocupes, vamos conseguir criar-te do mesmo modo, temos poucos quartos em casa, mas imenso amor para dar. Rezemos apenas para que os teus 7 irmãos comam menos do que tu.

BASTA PUM BASTA!

PIM!

Sem comentários:

Enviar um comentário